Curiosidades


001 - A cidade de Santos (SP) tem o maior jardim de praia do mundo (218.800 m²) que molduram as praias com 1.746 espécies vegetais, reconhecidos pelo Guinness Records. Clique aqui para visualizar a notícia oficial.
002 - Rio Claro foi a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda do país a receber energia elétrica, em 1885.
003 - No Egito, não havia florestas, e para a construção de embarcações e edifícios, era preciso buscar madeira em outras terras.
004 - Cerca de três toneladas de lixo espacial flutuam a menos de 200 Km do solo e, é composto de restos provenientes dos objetos lançados pelo homem no espaço, que circulam ao redor da Terra com velocidade aproximada de 28 mil Km/h.
005 - Uma espécie de sapo, o Epibpedobates tricolor que vive no Equador e Peru, apresenta em sua pele a toxina epibatidina que é um analgésico 200 vezes mais forte que a morfina.
006 - No Parque Estadual do Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP) há um jequitibá-rosa de cerca de três mil anos. Esta árvore conhecida, também, por Patriarca de Floresta, é um dos organismos vivos mais antigos da Terra, com 40 metros de altura, circunferência de 11 metros e 3,6 metros de diâmetro.
007 - Existem mais plantas medicinais nas florestas tropicais do que nas florestas boreais. O motivo é que elas precisam lutar mais contra os insetos e as bactérias, nas matas tropicais. Com isso, as plantas adquiriram armas químicas, que a partir de um tempo pra cá começaram a serem usadas na farmácia ocidental.
008 - Enquanto o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil comemoram o Dia da Árvore em 21 de setembro, pois nessas áreas o período chuvoso tem início com a primavera, no Norte e Nordeste a data é festejada em março, coincidindo com a estação chuvosa. O Decreto 55.795 de 24 de fevereiro de 1965 é que determina a última semana de março como período para a realização da Festa Anual das Árvores.
009 - Há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, enquanto o volume de água permanece o mesmo até hoje.
010 - A maior ilha do mundo banhada ao mesmo tempo por mar e rio, localizada no delta do Amazonas, o Marajó é um santuário ecológico digno de ser preservado.

011 - Nos primeiros três anos de vida do cedro, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem só 4 a 5 centímetros. Aos quatro anos o cedro começa a crescer – 20 centímetros a cada ano – e só aos 40 anos produz sementes.
012 - O baobá, árvore de origem africana, tem o tronco mais grosso do mundo, podendo chegar a medir 20 metros de circunferência e a viver até 6 mil anos de idade.
013 - O Pantanal é a maior área alagável das Américas. Seu cenário freqüentemente confundido com o do pântano se diferencia pelo ciclo de cheias e secas da região.
014 - A grande parte da biomassa animal é composta por invertebrados, isto é, o peso de todos os animais que não tem vértebras, é muito maior que a de todos os Vertebrados somados.
015 - Sakurajima radish é uma espécie de nabo Japonês, originário da Ilha de Sakurajima, que pode atingir os 30kg. (Visualização do nabo)
016 - Ginkgo biloba é a espécie viva de árvore mais antiga do planeta, chamada por Darwin de "fóssil vivente".
017 - Chamaedorea angustisecta é uma palmeira dióica. Suas flores masculinas, muito perfumadas são colhidas e mantidas em vasos para perfumar o interior das casas.
018 - Durante muitos anos, o ácido fórmico, usado no tratamento de reumatismo e atrite, era extraído de espécies de formigas adultas do gênero Formica.
019 - Na floresta tropical, as formigas representam mais da metade da biomassa total dos artrópodes e superam todos os outros animais em número de indivíduos.
020 - Cerca de 1/5 de todas as espécies de aves são nectarívoras, ou seja, alimentam-se basicamente de néctar.
021 - A palmeira Raphia farinifera apresenta uma das maiores folhas do reino vegetal, que pode chegar a ter mais de 12 metros de comprimento.
022 - A erosão hídrica rouba o corpo do solo, o que constitui uma perda irreparável. O homem deve se conscientizar que cada um (1) centímetro de solo agricultável para ser formado consome, em média, 100 anos.
023 - As primeiras descrições sobre anéis de crescimento foram feitas por Leonardo da Vinci no século XV, ao verificar a relação entre os períodos de chuva e o crescimento das árvores. Clique aqui para saber mais sobre os trabalhos de Leonardo da Vinci.
024 - Jacareí em São Paulo é a primeira cidade a ganhar uma estação de tratamento de esgoto com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água no rio Paraíba do Sul. É a estação de São Silvestre que tratará o esgoto de aproximadamente 9 mil moradores do distrito e tem como principal vantagem o lançamento do efluente tratado antes do ponto de captação.
025 - Homenagem ao escritor Guimarães Rosa, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas foi criado em 12/04/1989. Essa Unidade de Conservação preserva parte do planalto denominado Chapadão Central, que divide as bacias dos Rios São Francisco e Tocantins.
026 - Os frutos da pindaíba (Duguetia lanceolata), árvore encontrada desde Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, têm pouca polpa, por isso se diz que uma pessoa “está na pindaíba” quando se sustenta com recursos escassos.
 
 
 
 

<< Voltar


Sugestões e comentários sobre este portal: rosmari@floraefauna.com
Copyright © 2004 - 2007 - Flora e Fauna. Todos os direitos reservados.