DIA DA ÁRVORE
21 de Setembro

Por: Rosmari A. M. Lazarini
1


O dia 21 de setembro foi escolhido para comemoração da Festa Anual das Árvores em todo o território nacional, através do decreto presidencial de nº 55.795, datado em 24 de fevereiro de 1965.

Esta data marca o início da primavera e coincide com a época das chuvas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No Norte e Nordeste do Brasil a data é festejada em março, coincidindo com a estação chuvosa destas regiões.

Os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram as árvores à época das chuvas ou quando se preparava a terra para semear.

Em 7 de junho de 1902, na cidade de Araras, em São Paulo, ocorreu a primeira comemoração da “Festa das Árvores” com o objetivo de incentivar a plantação e a conservação do meio ambiente.

As árvores são muito importantes ao meio ambiente, pois além da beleza e da sombra que elas proporcionam, ajudam na manutenção da umidade do ar, na diminuição da poluição, na proteção dos solos, rios, nascentes e na preservação da vida silvestre, contribuindo assim pela manutenção da qualidade de vida.

Vários produtos podem ser obtidos das árvores, entre eles: madeira para construção e mobiliário, celulose para papel, carvão para caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.

Nossa Nação, Brasil, tem seu nome originário da espécie Caesalpinia echinata (pau-brasil), devido a cor de brasa de sua madeira. Outras espécies de árvores foram também homenageadas e algumas ruas, praças, bairros, cidades receberam o nome popular de uma espécie de árvore.

As árvores foram inspirações de livros e já foram cantadas em versos e prosas. Um poema muito bonito, de José Bonifácio Cabral, escrito em 12 de novembro de 1993, no Jardim Botânico de São Paulo, foi inspirado pela beleza de um Passuaré: ÁRVORE.

ÁRVORE SÍMBOLO

A palavra símbolo do grego symbolon significa co-incidir. Não há símbolo sem uma complexa rede de conhecimentos, de significados, de conteúdos. Segundo o dicionário Aurélio, símbolo significa, entre outras coisas: 1- O que representa ou substitui outra coisa. 2- O que evoca, representa ou substitui algo abstrato ou ausente.

Tanto o Brasil, quanto muitos estados e cidades instituíram uma espécie de árvore como símbolo. Há universidades, restaurantes, projetos e muitos outros segmentos que também usam o nome popular de alguma espécie de árvore como símbolo de seus empreendimentos. Mas essa prática não é previlégio apenas de nosso país; outros lugares do mundo também utilizam uma espécie de árvore como símbolo.

Para conhecer algumas árvores-símbolo, clique aqui.

1
Bióloga e editora do site: www.floraefauna.com

<< Voltar


Sugestões e comentários sobre este portal: rosmari@floraefauna.com
Copyright © 2004 - 2007 - Flora e Fauna. Todos os direitos reservados.