FLORESTAS NATURAIS DE RORAIMA: CONHECER PARA UTILIZAR COM SUSTENTABILIDADE


A Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), está promovendo a exposição "A Água na Palavra da Mulher", no Parque dos Paturis, Centro de Carapicuíba, próximo à Av. dos Autonomistas. O objetivo é desenvolver a consciência ambiental da população, abordando a questão dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo e incentivando a preservação do meio ambiente e o uso racional da água.

Trata-se de uma exposição itinerante, que, no Parque dos Paturis, teve início no último dia 7 e prossegue até o dia 31 de julho, sempre das 9h às 17h. A mostra conta com 18 painéis, abordando o tema a partir da visão da mulher. Os cartazes contêm frases de conscientização e, entre outras coisas, lembram que embora a maior parte do planeta seja formado por água, apenas 2,5% de todo este recurso é considerado água doce e que boa parte está em lugares de difícil acesso. Assim, alerta-se para a necessidade de sua preservação, pois nada menos que 18 milhões de pessoas necessitam de água tratada todos os dias.

Os visitantes da exposição também são informados de que, no primeiro semestre de 2003, foram retirados do leito do Rio Tietê cerca de 80 mil pneus e milhares de outros resíduos sólidos, líquidos, domésticos e industriais. O resultado é uma água poluída e que pode provocar muitas doenças, como leptospirose, febre tifóide, hepatite, amebíase e diarréia, entre outras.

Por fim, a mostra destaca a importância da água como um bem coletivo e que depende de todos, quanto aos cuidados que se deve ter com ela. O público que visitar o parque poderá, ainda, assistir apresentações de vídeos, sobre meio ambiente e educação ambiental.

A exposição itinerante no Parque dos Paturis vem contribuir com o Programa Social de Operações do Rodoanel Mário Covas, patrocinado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela Prefeitura de Carapicuíba, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e outras Secretarias e órgãos do Estado, além de organizações não-governamentais atuantes na região.

Texto: Priscilla Martini

FONTE:
http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/2004/julho/13_exposicao.htm


<< Voltar às Notícias


Sugestões e comentários sobre este portal: rosmari@floraefauna.com
Copyright © 2004 - 2007 - Flora e Fauna. Todos os direitos reservados.